Daria Z da Flowwow

Tipos de brigadeiros que você tem que fazer em casa

21 de fevereiro 207
5,0
Copiar o link
Tipos de brigadeiros

Brasileiro que se preze adora um brigadeirinho, não é mesmo? Esse docinho maravilhoso está para todos os gostos: tem de chocolate, morango, gourmet e até mesmo vegans.  

Além de delicioso, qualquer iniciante na cozinha pode fazer em casa. Acompanhe esse texto e descubra diversas variações de tipos de brigadeiros que você pode fazer com os amigos ou para aquele dia de TPM.

O que é um brigadeiro: Começando pelo começo

O que e um brigadeiro

O doce tradicional é feito com leite condensado, chocolate em pó, manteiga e é enrolado com granulado, mas há muitas outras versões.

Brigadeiros: história da sobremesa

Tudo começou em 1945, quando Heloísa Nabuco de Oliveira quis ajudar seu marido a chegar à presidência. Para arrecadar fundos para a campanha do marido, ela criou um doce de fácil preparo.

Logo o doce se popularizou como “o doce do brigadeiro”, patente militar do candidato. 

A verdade é que naquele ano, a campanha do brigadeiro candidato não decolou, mas o brigadeiro docinho… Ah, esse ficaria para sempre na história.

Todos os tipos de brigadeiros que existem

Todos tipos de brigadeiros

É impossível listar tudo o que hoje chamamos de brigadeiro, mas pense em um docinho democrático! Tem para todos os gostos e dietas. Os fit para os que estão de dieta, os gourmet que são os mais adequados tipos de brigadeiros para casamento, festas de adultos e formaturas, e assim vai. 

Aqui temos algumas das muitas receitas. Já se preparou para escolher a sua preferida? Então vamos lá!

Brigadeiro de chocolate tradicional

Esse é um daqueles tipos de brigadeiros para fazer em várias ocasiões diferentes. É só juntar uma lata ou caixa de leite condensado, uma colher de manteiga ou margarina e duas colheres de cacau, chocolate ou achocolatado em pó, jogar tudo na panela e mexer até que comece a desgrudar do fundo da panela.

Se for um dia de chuva, você pode ainda mexer por menos tempo, fazendo uma calda. Para saber se chegou no ponto, arraste o dedo no meio da colher coberta de brigadeiro. Ele deve estar mais espesso, no ponto napê. 

Uma dica extra é consumir o brigadeiro em ponto de calda, quente, com sorvete bem geladinho. Fica de outro mundo!

Brigadeiro de chocolate tradicional gourmet

Para a versão gourmet, vamos adicionar creme de leite e utilizar um chocolate em pó com alta porcentagem de cacau, ou até mesmo chocolate em barra. Lembrando que a qualidade é o foco, então nada de usar um chocolate cheio de gordura hidrogenada!

Brigadeiro branco

Misture até chegar no ponto: uma caixa de leite condensado, metade de uma caixinha de creme de leite e uma colher de sopa de manteiga. Pode adicionar duas colheres de leite em pó e misturar bem, logo no início.

Brigadeiro branco gourmet

Além do leite condensado e do creme de leite, você pode adicionar um chocolate branco de boa qualidade neste, que é um dos tipos de brigadeiros gourmet.

Brigadeiro de morango

Aqui, vamos seguir parte do padrão anterior, e usar leite condensado e manteiga ou margarina, mas substituir o chocolate por suco em pó de morango. Então é só mexer até que descole do fundo.

Brigadeiro de morango gourmet

Você vai precisar de leite condensado, morangos frescos picados, manteiga sem sal e chocolate branco picado. Primeiro, você cozinha o leite condensado, os morangos e a manteiga para que tudo isso engrosse e desgrude da panela, depois adicione o chocolate branco. Ele derreterá e tudo ficará bem homogêneo, mas para isso é importante não parar de mexer.

Brigadeiro de maracujá

Suco em pó, leite condensado e manteiga: é só mexer até chegar no ponto moisés (olha no tópico de dicas para aprender mais sobre esse ponto).

Brigadeiro de maracujá gourmet

Cozinhe o leite condensado, a polpa de maracujá e a manteiga até a mistura engrossar e desgrudar da panela, e então adicione chocolate branco até derreter completamente. Continue mexendo para que não desande.

Brigadeiro de paçoca

Esse é mais um dos tipos de brigadeiros fáceis. Você coloca leite condensado, manteiga e paçoca, e mexe até chegar no ponto.

Brigadeiro de paçoca gourmet

Leite condensado, paçocas esfareladas, manteiga sem sal e chocolate branco picado, tudo juntinho, para resultar em uma grande delícia. O segredo está em incorporar bem a paçoca desfeita à mistura do brigadeiro.

Brigadeiro de caipirinha

Outro brigadeiro que faz sucesso é o de caipirinha! Para prepará-lo, você não pode deixar de fora o leite condensado, suco de limão, raspas de limão, cachaça (opcional), e manteiga sem sal. 

Uma dica é atingir o ponto de brigadeiro e só depois adicionar a cachaça e voltar a mistura ao fogo, assim, o sabor da cachaça se perde menos e você não passa uma eternidade mexendo.

Brigadeiro de ninho com nutella

Para essa combinação dos deuses você vai fazer o brigadeiro branco, enrolá-lo com leite em pó, amassar levemente no topo e decorar com uma pitanguinha de nutella com bico de confeitar.

Brigadeiro recheado

É possível variar até nos tipos de brigadeiros recheados, mas os mais populares são, sem dúvidas, os com recheios cremosos ou de morango. Para os mais cremosos, faça o brigadeiro de sua escolha e através de um furo, coloque o recheio bem no centro.

Já o de morango, você deve limpar o morango, cobri-lo com brigadeiro e enrolar.

Brigadeiro de erva mate

Para esse brigadeiro diferentão, você só precisa adicionar 1 colher de sobremesa de erva-mate peneirada à base de manteiga com leite condensado.

Brigadeiro fit

Adicione biomassa de banana verde, cacau, óleo de coco e adoçante ou açúcar de coco, e mexa até chegar ao ponto que você deseja.

Brigadeiro vegan

Para comer o seu brigadeirinho com consciência limpa, misture leite condensado vegan, óleo de coco e cacau em pó. Cuidado, pois chocolates às vezes levam traços de leite ou até mesmo têm leite misturado.

Tipos de confeitos para brigadeiros

Tipos de confeitos para brigadeiros

Se você já se perguntou quais são os tipos de brigadeiros que existem, saiba que não bastasse as infinitas opções de doce, você ainda pode inovar na cobertura. Alguns tipos de confeitos de brigadeiros para que você se inspire, são:

Granulado de chocolate: O tradicional nunca erra, mas você pode variar com a versão colorida.

Açúcar ou leite em pó: Combina super com a maior parte dos brigadeiros, como os de frutas, os brancos e o de café.

Chocolate em raspas: Para versões gourmet, principalmente as raspas de chocolate branco. 

Castanhas e nozes: Ideal para decorar doces de casamentos e eventos mais sérios. Tenha certeza de provar tudo junto, antes de servir. Castanhas podem ter sabor marcante.

Fugindo um pouco dos confeitos mais tradicionais, M&M’s também podem ser um destaque, principalmente em festas infantis.

Segredos do preparo do brigadeiro

Segredos do preparo do brigadeiro

Uma das coisas fundamentais sobre um bom brigadeiro, é entender o que é ponto napê e também o que é o ponto moisés. 

Ponto napê se refere à consistência de um molho ou creme que atingiu o estágio em que ele adere às costas de uma colher de metal, formando uma fina camada que não escorre imediatamente quando a colher é virada de cabeça para baixo.

Ponto Moisés é o estágio em que uma pequena quantidade da mistura, quando pingada em água fria, forma uma bola macia e maleável que pode ser facilmente moldada entre os dedos.

Quando você passa uma espátula ou colher no fundo da panela, no meio da sua massa de brigadeiro e ele se mantiver separado, significa que o ponto moisés foi atingido.

Tipos de brigadeiro de festa

Tipos de brigadeiro de festa

Cada celebração pede um tipo diferente de solenidade, e o bufê deve acompanhar tudo isso, ainda bem que existe o brigadeiro certo para cada momento, como os com sabores mais marcantes e de ingredientes mais nobres para as comemorações com mais adultos.

E os mais doces e coloridos para fazer a alegria dos mais jovens. Para deixar tudo bem divertido, você pode ainda enrolar três sabores em um só brigadeiro, e cobrir com leite em pó ou açúcar. 

Ainda para os mais jovens, maiores de 18 anos, os brigadeiros alcoólicos, recheados com licores poderão ser uma escolha fantástica.

Tipos de brigadeiros para casamento

Aposte em ingredientes nobres, gourmet, nozes, chocolates com altas porcentagem de cacau, como os de 50% cacau. Não se esqueça que as embalagens devem ser elegantes e discretas, combinando com a paleta dos noivos e do evento.

Tipos de brigadeiros para festa infantil

Quando o assunto é criança, decorações que explorem o universo da fantasia é um ponto forte. Nem precisa perder tempo enrolando docinho: diversas cores e sabores de brigadeiro na colher cobertos com vários tipos de confeitos para brigadeiros farão a diversão da garotada. 

Forminhas coloridas, versões em copinhos de chocolate ou até mesmo em copinhos de café descartáveis já te ajudarão a variar nos tipos de brigadeiros para festa infantil.

Agora que já sabe tudo sobre brigadeiros…

Tipos variados de brigadeiros

Qual a sua versão preferida? Com uma variedade que vai desde o tradicional brigadeiro de chocolate até versões gourmet e fit, os brigadeiros se tornaram uma verdadeira paixão nacional. 

Originário do Brasil, esse doce conquistou corações e se adaptou a diversos paladares. E você? Tá esperando o quê para pegar a panela e fazer aquele brigadeirinho?

Perguntas frequentes

Quantos tipos de brigadeiros tem?

Há sempre novos tipos de brigadeiros surgindo, portanto é impossível especificar. Com certeza mais de 100.

Que tipos de brigadeiros escolher para festas?

Aposte nos mais coloridos para festas infantis e nos de sabores mais neutros e fortes para eventos sérios e festas de adultos.

Como era chamado o brigadeiro antigamente?

Logo no início, era referido como o doce do brigadeiro.

O que deixa o brigadeiro puxa?

Mexer até chegar passar um pouco do ponto moisés, que seria o ponto correto para enrolar.

Quanto custa um brigadeiro?

De 1 a 5 reais.

Por que o nome brigadeiro gourmet?

Porque leva ingredientes de maior qualidade, premium.

Qual é o valor de 100 brigadeiros?

De 100 a 500 reais.

Qual o valor de um brigadeiro gourmet?

Em média, 3 reais.
Daria Z da Flowwow