Existem diversos tipos de empreendimento, mas nem todos sabem diferenciá-los ou entendem como cada um funciona. Por isso, é comum que algumas pessoas se perguntem o que é uma startup, uma forma de negócio que se popularizou nos anos 90.

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Quer saber a definição do termo e como funciona uma startup? Então, continue a leitura, pois a Flowwow vai contar tudo sobre esse formato de empresa que vem despertando a curiosidade dos empreendedores.

O que é uma startup?

O termo startup é utilizado para empresas que ainda estão no início de suas atividades e possuem propostas inovadoras para o mercado, apresentando um potencial de crescimento. Elas podem atuar em diferentes áreas e usam como base tecnologia, inovação, flexibilidade e escalabilidade.

Esse tipo de negócio é considerado uma empresa emergente que apresenta soluções para os problemas das pessoas. Elas apresentam um risco para as empresas maiores já consolidadas, pois, muitas vezes, conseguem se desenvolver e se tornar grandes players no mercado.

Esse é o caso da Uber, considerada uma das maiores startups do mundo. Isso mesmo, essa multinacional já foi pequena! Ela surgiu por um problema cotidiano: encontrar táxis. Como nem sempre era prático, os criadores pensaram num serviço de transporte particular que funcionasse com poucos toques no celular. Logo, teve aderência e sucesso em todo o mundo.

Ideias semelhantes surgem todos os dias e impulsionam a criação de diversas startups. Atualmente, além de possuir um modelo de negócio escalável e repetível, é esperado que elas sejam sustentáveis e gerem valor à sociedade, mesmo com um cenário incerto, que é um dos principais pontos avaliados pelos investidores.

Por se tratar de uma proposta nova, a startup precisa de investimentos e recursos para testes e se manter na fase inicial. Assim, é apresentada para incubadoras (instituições que ajudam no desenvolvimento por apoio físico e administrativo) ou aceleradoras, equilibrando o fato de terem alto potencial, mas alto risco de falha.

De onde veio o termo?

Agora você já sabe o que é uma startup, mas você imagina quando o termo surgiu? A palavra começou a ser utilizada na década de 70, quando apareceu na revista Forbes. Porém, a popularização só aconteceu na década de 90, quando a internet e as primeiras empresas desse modelo surgiram.

A região do Vale do Silício é importante para a tecnologia, um dos itens essenciais para esse tipo de negócio, sendo o local perfeito para o surgimento das empresas emergentes na época. Não é à toa que o Google e a Apple são startups criadas nesse local e que hoje são cases de sucesso.

Quais são os tipos de startups?

Para entender o que é uma startup, também é necessário diferenciar os tipos de empreendimento. Eles se dividem em:

  1. scalable startups (modelos escaláveis com alto potencial de crescimento); 
  2. small business startups (empreendimento sem objetivo de grande expansão); 
  3. large company startups (empresas grandes que buscam inovar no modelo de negócio, apostando em tecnologia e adaptação); 
  4. lifestyle startups (voltadas para modificação do estilo de vida de quem participa do projeto, motivando os colaboradores constantemente); 
  5. buyable startup (possuem participação de investidores anjos que ajudam o negócio a crescer); 
  6. social startups (possuem impacto social).
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Como funciona uma startup?

Apenas uma ideia inovadora não é suficiente para o crescimento de uma startup. O ambiente de incerteza precisa do apoio de pessoas que tenham aporte financeiro e conhecimento do mercado para guiar os novos empreendedores. Por isso, o primeiro passo é definir um modelo de negócios com uma premissa fácil de repetir e escalar.

Com ele em mãos, o segundo passo é buscar quem aceita investir em startup, fornecendo verba para os testes e para o início das atividades. Eles são chamados de investidores anjos, pois atuam como uma salvação para o negócio. Geralmente, são pessoas físicas que já possuem sucesso empreendendo e podem aplicar parte do seu próprio dinheiro em busca de lucratividade.

Ao investir pequenas ou grandes quantidades, os investidores sabem que o retorno não é garantido, mas com determinados impulsos, a empresa pode ir pra frente. Com o apoio de uma incubadora, por exemplo, a startup tem suporte para as etapas iniciais, desde a pesquisa de mercado até a injeção de capital.

Com uma aceleradora, a empresa recém-criada passa por uma aceleração. Para isso, há um processo seletivo, e o projeto selecionado é o que mais tem chance de retorno financeiro. Isso porque o contrato acorda a divisão de lucros entre ambas as partes. Nessa fase, as aceleradoras ajudam com acesso a investidores, fazem treinamentos e networking.

Cases de sucesso

Depois de receber investimentos e se manter por si só, a startup tende a crescer e se tornar uma empresa de porte maior. Ao entender o que é uma startup, você provavelmente tentou identificá-la no mercado, mas vamos te ajudar com alguns exemplos:

  1. Nubank: criado por Cristina Junqueira, David Vélez e Edward Wible, o banco digital se tornou um sucesso devido às taxas reduzidas, concorrendo com empresas tradicionais;
  2. Airbnb: a ideia de dois estudantes da Califórnia começou como um site que alugava apenas três colchonetes. O aluguel foi alterado para cômodos e propriedades inteiras, recebendo investimentos de famosos, como o ator Ashton Kutcher, e tornando-se a maior empresa de hospedagem do mundo;
  3. ByteDance: é a dona do Tiktok, um dos maiores aplicativos da atualidade. Atualmente, a startup é avaliada em mais de 100 bilhões de dólares.

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