Olá, fizemos uma seleção de lojas com conteúdo legal, de diferentes cidades, para que você possa dar uma espiada e replicar como diferentes floriculturas expõem e tiram fotos de seus buquês.

Escolhemos lojas que recebem muitos pedidos, ou seja, mais de 50 pedidos por dia. Como diz o ditado, aprendemos com os melhores.

E desta vez escolhemos a capital da floricultura - Moscou. Esta cidade pode ser chamada de capital das flores por vários motivos: em primeiro lugar, são mais de 15 mil floriculturas literalmente a cada passo, pois cerca de 12 milhões de pessoas moram em Moscou.

Em segundo lugar, há uma variedade tão grande de flores e buquês, que existem cerca de 2.700 floriculturas com buquês exclusivos no Flowwow, o que é muito, em todos os aspectos.

Em terceiro lugar, o público de Moscou é muito meticuloso, as garotas russas gostam muito de flores, e compram flores e não quaisquer buquês, mas únicos - esse é um componente obrigatório.

O formato deve ser simples: mostramos a aparência da vitrine e um link abaixo dela para que você possa acessar e ver mais detalhes.

undefined

Link da loja
Observe que não há buquês complexos nesta loja, mas eles são fotografados de um único jeito: uma pessoa e um buquê. Nesse formato, você pode ver o tamanho e o próprio buquê, enquanto o fundo é neutro.

Há uma sensação de um estilo único. Siga o link e veja como os buquês são fotografados de diferentes ângulos para que você possa ver os buquês mais de perto.

undefined

Link da loja

O próximo é mais complexo, mas todos os buquês são do mesmo formato, parecem até vir das mãos de uma florista que os fazem num certo estilo - delicado.

Veja que a foto é um pouco parecida com a que estava acima. A pessoa está segurando o buquê, ainda assim, a conversão para uma compra é em média 70% maior – esses dados são fornecidos pelo analytics.

Observe também que todos os itens têm desconto para chamar a atenção para o seu produto, pois os descontos acima de 25% incluem uma exibição de "desconto intermitente".

undefined

Link da loja

Outra loja, e aqui o formato da foto se repete novamente: fundo neutro, uma pessoa segurando um buquê nas mãos, voltada para a câmera. Também são buquês simples, mas a luz faz toda diferença.

A propósito, neste artigo falamos sobre iluminação e como ela pode ser melhor aproveitada para fotos de alta qualidade.

undefined

Link da loja

Como podem ver, aqui o fundo é feito de forma diferente das outras lojas, em frente a uma porta de madeira. É que eles criaram uma área para tirar fotos.

A propósito, em breve teremos um artigo que mostrará como fazer uma área fotográfica barata. Como você pode ver, uma pessoa está segurando, mas o buquê está mais próximo à câmera, o que o torna maior.

Em algumas das fotos você nem consegue ver a pessoa que o segura, mas isso foi feito de propósito.

A floricultura é muito agradável; não tem nada complexo, mas fica muito estilosa.

undefined

Link da loja

E aqui vemos buquês mais simples, que também são fotografados no estilo fundo único + pessoa + buquê voltado para a câmera, uma forma muito popular de transmitir a aparência de um buquê de flores ao cliente, antes da compra.

Aliás, também recomendamos esse método de fotografar um buquê, pois é ele que garante as vendas.

Existem outras maneiras de tirar fotos? Vamos descobrir.

undefined

Link da loja

Observe que a floricultura aqui é mais complicada e o fundo é diferente, multicolorido, essa é uma técnica polêmica, pois a cor do fundo deve ser selecionada com muito cuidado para que não haja sensação de "produto barato" que não existe.

Mas a escolha deles aqui não é por acaso, pois o ticket médio deles é acima da média, e por isso eles se destacam. O que também pode ser notado é que as meninas estão sorrindo e isso cria uma sensação agradável para o cliente que deseja comprar.

Ao mesmo tempo, o fundo é uniforme sem "interferências" ou poluição visual.

undefined

Link da loja

Neste exemplo, vemos diferentes formatos de envio de fotos com buquês, talvez eles estejam experimentando diferentes opções para decidir no futuro.

Aqui vemos uma foto de uma pessoa com flores nas mãos e um avental - um formato muito popular e eficaz, e "mãos ao lado" - para que você possa tirar fotos mesmo quando o florista está sozinho na loja. Parece que é fácil reproduzir esses buquês e fotos. Por que não experimentar agora mesmo?

undefined

Link da loja

E aqui, em geral, buquês muito parecidos com os buquês que vemos no Brasil. Mas o formato é o mesmo de todos os casos acima. Buquês, uma pessoa segurando e um único fundo claro.

Para fazer como nessas fotos, você vai precisar da luz do dia, de uma parede iluminada e de uma pessoa com um buquê.

undefined

Link da loja

No momento da publicação do artigo, esta loja em Moscou era uma das líderes em compras, o que significa que eles fazem mais de 100 pedidos por dia.

Como você pode ver, esta loja foca no segmento de massa pelo preço dos buquês, mas ao mesmo tempo faz um conteúdo conciso e compreensível (foto).

Ao mesmo tempo, vemos o rosto e os olhos, o buquê, seu tamanho e um único fundo cinza. Se você pesquisar no Google, verá que nós, humanos, intuitivamente chamamos a atenção para o rosto e os olhos.

Existem muitas opções para criar um conteúdo agradável. Mas podemos destacar alguns recursos recorrentes importantes:

  1. Fundo claro ou uniforme, como a luz.
  2. Alguém que segure o buquê de flores na mão, assim, você consegue entender visualmente o tamanho e isso, por sua vez, vai chamar a atenção do cliente para clicar no seu produto, e então examiná-lo com mais atenção.
  3. A luz da foto para que tudo fique visível ou não haja superexposição.
  4. Fotos de buquês podem e devem ser tiradas no telefone, os telefones modernos permitem que você tire fotos de alta qualidade. A propósito, todas as fotos que você viu foram tiradas em smartphones. 

Sem mais delongas, experimente hoje, agora mesmo, tirar as primeiras fotos. Com o tempo você terá excelentes fotos dos seus buquês. E você pode se inspirar com novas ideias para sua floricultura aqui, seguindo o link para todas as floriculturas de Moscou.

Vejo você na próxima edição. ✌️