Uma das maneiras mais profundas de um consumidor se conectar com uma marca é por meio de valores compartilhados. Nesse sentido, poucas empresas conseguem ter um nível de impacto tão profundo quanto aquelas que praticam o empreendedorismo social.
Além de criarem uma imagem positiva perante os clientes, marcas que investem em empreendedorismo social ou se dedicam completamente a ele trazem mudanças importantes para a sociedade como um todo. Entenda melhor o tema a seguir, com o blog da Flowwow!
O que é empreendedorismo social?
Se você não sabe o que é empreendedorismo social ou tem pouca familiaridade com o conceito, não se preocupe. De certa maneira, ele tem uma história recente, que começa no final dos anos 80, com a criação da Ashoka, uma organização indiana focada em apoiar esse tipo de empreendedorismo. O conceito chegou ao Brasil em 1986.
Antes disso, a ideia já era aplicada, mas pouco se falava nesse modelo de negócio. Diferentemente do que se espera no modelo capitalista, o objetivo principal de um empreendedor social não é o lucro. A principal missão é garantir uma mudança positiva na sociedade.
Isso pode parecer amplo e é mesmo: quaisquer problemas identificados como sendo de cunho social podem se tornar o alvo principal das ações de uma empresa dessas. Por isso, na maioria dos casos, esses negócios procuram ter ação local, com foco em uma determinada comunidade.
Assim, é possível identificar as maiores dores da população daquele espaço e traçar planos para saná-las de forma mais específica. Isso não significa que elas não podem ter um impacto maior, no entanto, se não são delimitadas geograficamente, costumam focar em um nicho mais específico.
Como funciona uma empresa social?
Uma empresa ou negócio social precisa preencher certos requisitos. Não são leis escritas em pedra, mas é como se fossem pilares para que o trabalho de todas as empresas do tipo possa ser reconhecido e validado perante o mercado.
Afinal, mesmo que não sejam instituições com foco em lucro, negócios sociais podem (e devem!) gerá-lo. É por meio do capital da empresa que ela vai continuar atuando no espaço ou nicho que escolheu apoiar, coletando recursos e redistribuindo-os para a sociedade por meio do trabalho que faz.
Para isso, um negócio focado em empreendedorismo social deve sempre ter em mente alguns pontos fundamentais, como oportunidades e público-alvo. Assim, é possível gerir a empresa com sucesso a fim de garantir o cuidado contínuo com as pessoas que precisam do apoio da organização.
Dessa forma, é muito comum que as ações práticas de empreendedorismo social partam da parceria de empresas e/ou da venda de produtos. Com isso, é possível arrecadar os recursos necessários para manter as pesquisas e fortalecer a equipe que trabalha nessas instituições.
Negócios sociais = ONGs?
É muito comum confundir negócios sociais e ONGs, pois são instituições que buscam o bem-estar coletivo. No entanto, enquanto o empreendedorismo social é um modelo de negócio, ONGs representam organizações beneficentes independentes.
Assim, ONGs dependem de doações e voluntariado para realizar o trabalho social que propõem. Já a premissa do empreendedorismo social prevê que as empresas são autossuficientes, ou seja, podem gerar a própria receita para, então, colocar os planos de impacto em prática.
Empresas sociais ao redor do mundo
Hoje existem diversos exemplos de empreendedorismo social de sucesso pelo mundo. Todos esses negócios foram criados para gerar um impacto positivo para as chamadas “minorias” da população.
ColorADD
Desenvolvido por um designer português, o ColorADD é um aplicativo que identifica cores para pessoas daltônicas. Por meio de uma linguagem especial, ele é feito para facilitar a navegação de pessoas com a doença em um mundo não adaptado. Além disso, a empresa promove ações sociais focadas em inclusão.
CUFA
Um dos empreendedores sociais brasileiros mais importantes para o nosso país é Celso Athayde, criador da CUFA. A Central Única das Favelas é responsável por promover uma série de ações, projetos e programas para pessoas de comunidades de todo o Brasil.
Noisinho da Silva
A Noisinho da Silva é uma empresa que desenvolve produtos com foco na inclusão de crianças com deficiência. A receita das vendas é revertida a pesquisa, desenvolvido e ações promovidas pela instituição.
TOMS
A TOMS é uma empresa que vende sapatos e acessórios no modelo One for One®. A cada par de sapatos vendido, outro é doado para pessoas carentes. Além disso, ⅓ do lucro da empresa é redirecionado a organizações de impacto social local. Hoje, mais de 100 milhões de pessoas já foram beneficiadas pela TOMS.
LAB60+
A população de seniores é a que mais cresce no Brasil. Por isso, a inclusão de pessoas com mais de 60 anos na sociedade é fundamental para o bem de todos. Essa é a missão da LAB60+, que luta pela introdução de idosos às atividades sociais.
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