Ane Aline da Flowwow

Ovo de Páscoa: Descubra muitas curiosidades sobre essa delícia

20 de março 46
5,0
Copiar o link

A Páscoa se aproxima, e mais uma vez o embate ovo vs. barra de chocolate parece dividir opiniões.

Aqui na Flowwow, nós temos um cantinho especial no coração (e na barriga) para cada um deles, mas o que você já deve ter se perguntado sobre essa delícia pascoal, foi:

Mas o que tem a ver, ovo com coelho? 

Ora, ora, querido leitor, temos essa resposta para você, e ela provavelmente vai te surpreender.

Continue aqui com a gente para descobrir quem inventou o ovo de páscoa de chocolate, onde armazenar, onde comprar e muito mais.

Ovo da páscoa, coelho fofinho e chocolate

Quem inventou o ovo de páscoa?

Vamos começar pela origem deles: os ovos de chocolate. Para entender como o ovo largou a galinha e passou a andar de mãos dadas com o coelhinho, que -sequer põe ovos-, precisamos primeiramente entender a história dessa celebração que tanto amamos. 

Quem inventou o coelhinho da páscoa e ovo de chocolate

Ovo de chocolate ao lado de um pitinho vestindo orelhas de coelho

Nossa jornada para entender qual a origem do ovo de páscoa e saber o que tem a ver o coelho com o ovo da Páscoa tem início antes de Cristo.

Historiadores relatam que na Europa, ovos e coelhos eram retratados em rituais pagãos, como símbolo de fertilidade, afinal, coelhos se reproduzem muito rapidamente, e de uma ninhada podem sair até 15 filhotes. 

Somado a isso, havia também o início da primavera, trazendo a renovação da vida junto com o fim do inverno europeu. 

Os ovos eram então pintados, e as pessoas trocavam-nos umas com as outras, a fim de celebrar o renascimento da natureza. 

Mais tarde, o ovo foi absorvido pelo cristianismo como símbolo da Páscoa cristã, e assim foi se difundindo ainda mais pelo mundo. 

O coelho veio de brinde, mas não se sabe ao certo o motivo. Há diversas teorias, e uma delas diz que o coelho teria sido o primeiro animal a presenciar a ressurreição de Cristo. O que você acha? 

Mas aí você pergunta: “Tá, mas e como isso aí virou chocolate…?”

Por volta do século XIX, os chocolatiers franceses e suíços começaram a produzir os tão amados ovos de chocolate. Há relatos de que esses ovos eram moldados com cascas de ovos de galinha.

Outros eram esculpidos à mão, mas com o avanço da tecnologia, surgiram moldes que permitiam a produção em massa de ovos de chocolate.

A Páscoa no cristianismo e no judaísmo 

No coração de diversas pessoas, a verdadeira história da páscoa tem raízes judaicas ou cristãs.

Para os judeus, ela marca a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito, conforme narrado no livro do Êxodo do Antigo Testamento.

Durante o Pessach, os judeus comem pão ázimo e ervas amargas para se lembrarem dos tempos difíceis no Egito. 

Já no contexto cristão, é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo após sua crucificação, conforme descrito nos Evangelhos do Novo Testamento da Bíblia.

A ceia é um marco importante, e é feita com pão e vinho ou suco de uva.

Em ambas tradições, a Páscoa é um momento de renovação espiritual e reflexão sobre temas como redenção, liberdade e esperança. 

Onde comprar ovo de Páscoa

ovo de chocolate com um pintinho dentro

Você pode comprar ovos de Páscoa em uma variedade de lugares, incluindo supermercados, lojas de conveniência, lojas especializadas em chocolate e até mesmo online

Agora se o que você quer é saber como comprar seu ovo de Páscoa mais barato e sem sair de casa, a Flowwow oferece uma ampla seleção, desde os tradicionais ovos de chocolate até versões artesanais para você encomendar com entrega. 

Você vai amar o app. É só baixar e encontrar o ovo de chocolate que você mais gostar (ou quem sabe você é mais fã de um bentô cake de páscoa?)

Como armazenar ovo de Páscoa

Se você quiser manter a qualidade do seu ovinho (E tem alguém que não quer?), nada de expô-lo a temperaturas quentes e nem guardá-los em locais abafados. O ideal é que a temperatura varie de 16 a 20 graus. 

Sabe aquele serzinho mais sensível? É o ovo de chocolate branco. Nada de ultrapassar os 18° C com ele, hein?

E já que o assunto é ovo, temos notícias que deixarão vocês chocados: Geladeira nem pensar! A umidade mancha o chocolate, e muda a textura e o sabor. 

Como fazer caça aos ovos de Páscoa

Cesta de vime com ovos coloridos

Comece preparando o território: Umas patinhas de coelho desenhadas pelo chão, uns bilhetinhos com pistas espalhados pela casa…

Claro que você não vai querer deixar o seu chão com pata de coelho para sempre, então use tintas que saiam com um pano úmido, adesivos, ou para áreas externas como o jardim, giz para quadro negro.

O primeiro bilhete deve conter instruções sobre onde encontrar o primeiro ovo e também sobre como encontrar o segundo bilhete, e assim por diante.

Uma outra forma de fazer é também fazer um só mapa com diversas pistas de onde os ovos podem estar.

Mas vê se não vai esconder esses ovos muito à vista. Uma boa ideia é considerar a idade da criança: quanto mais novinha, mais fáceis de achar devem ser os ovos.

Uma super dica é fazer uma caça aos ovos adulta, escondendo ovos de brinquedo em lugares inimagináveis. Quem achar mais, pode ganhar um maravilhoso ovo de chocolate caseiro, no final. Que tal? 

Agora que você já sabe…

Já te mostramos quem inventou o ovo de páscoa, e te demos diversas dicas para a Páscoa. Agora é só você começar a planejar a programação. 

Desejamos uma feliz Páscoa com muito chocolate, e que sua felicidade e alegria se renovem junto com a primavera do hemisfério Norte.

Perguntas frequentes

Quanto custa em média um ovo de Páscoa?

De 50 a 200 reais.

Qual é o Dia do ovo de Páscoa?

Quinta-feira de Páscoa

Pode comer ovo de Páscoa na Sexta-feira Santa?

Sim, a tradição religiosa proíbe somente algumas carnes, como a bovina.

Que dia é a Páscoa?

Depois da primeira lua cheia do equinócio, entre 22 de março e 25 de abril.

Que dia cai a Páscoa esse ano 2024?

No dia 31 de março

Qual o dia certo para dar o ovo de Páscoa?

Na quinta-feira de Páscoa.

Quanto custa um ovo de páscoa de colher

Entre 35 e 180 reais.
Ane Aline da Flowwow

Escrevendo desde moleca