Uma das partes principais quando trabalhamos com vendas de mercadorias online é expor belas fotos dos nossos produtos. Sabemos que assim como no supermercado, o cliente escolhe não apenas pelo preço, mas também pelo visual.

Acontece da mesma forma quando o cliente busca um produto online, se gostarem do que estão vendo, irão comprar, mas se não gostarem, desistiram da compra. Por isso, é importante que você tenha belas imagens em seu catálogo, seja contratando o serviço de um fotógrafo ou tirando fotos por conta própria.

Dicas para compor fotos de qualidade

Quando falamos de imagem, pensamos em qualidade. O dono de uma loja online, por exemplo, tenta mostrar seu produto da melhor forma, mas nem sempre sabe como compor um visual que destaque o que seu produto tem de melhor, como um fotógrafo que tenta revelar visualmente as vantagens do produto para interessar o comprador. Se você sente que suas fotos não estão lá essas coisas e não entende o porquê, hoje vamos te mostrar algumas dicas que irão facilitar o caminho para melhorar suas fotos.

1 - Prepare o cenário

O primeiro passo para tirar uma boa foto é a preparação do cenário. Dedique um tempo antes de começar a fotografar. Ao escolher o local para capturar as imagens, procure um ambiente com iluminação adequada, com fundo neutro, ou texturizado para destacar o produto.

É improvável que as flores fotografadas em um fundo bagunçado pareçam atraentes. Apenas o que você deseja ver nela deve entrar no quadro, e o fundo deve enfatizar a beleza das flores ou ser o mais neutro possível.

As flores, por exemplo, se destacam melhor com um fundo natural (madeira, tijolo, grama, feno, linho, papel kraft). Se optar por fotos contendo o produto em mãos, deve considerar que além do fundo, a roupa também é importante. A cor de fundo também deve ser escolhida com cuidado. O fundo pode "matar" seu produto e até distorcer a tonalidade.

undefined

Além disso, você pode utilizar ferramentas para organizar melhor o seu cenário, como uma “right light”. Como lembramos antes, a luz natural sempre é a melhor opção, mas para produtos pequenos, delicados, ou até de decoração, por exemplo, vale a pena investir na ajuda de alguns equipamentos.

undefined

2 - Confira a lente da sua câmera

Essa dica é importante, porque nós geralmente pensamos em compor um cenário, organizamos o espaço, e o produto, mas de nada adianta se a câmera do smartphone apresentar sujeiras, manchas, marcas de dedos, e até gotas d’água.

Com uma lente suja é muito fácil obter imagens desfocadas, então essa é uma rotina que precisamos considerar quando o assunto é tirar fotos com nossos próprios aparelhos.

Lembrando que não é necessário limpar a câmera com muita força, seja ela a do seu celular, ou qualquer outra câmera que você tenha disponível, basta limpar com toques leves e circulares até que a sujeira não seja mais visível.

undefined

3 - Cuidado com a luz

A luz é um dos pontos principais para compor uma fotografia de qualidade e acredite, ela pode ser sua melhor amiga. Uma luz que não seja ideal para seu produto pode tirar toda expressividade e detalhes que desejamos passar ao cliente.  

Dê preferência à luz natural, uniforme e sem sombras. Veja que quando a luz entra e chega nas flores, elas mostram um aspecto mais realista das flores e com cores mais vivas.

undefined
undefined

Evite fotos com as luzes acesas, independente do ambiente. Elas tornam as cores opacas, amareladas e com o aspecto não natural. Uma luz artificial tende a deixar a imagem com um com sombras pesadas, um contraste forte e um aspecto brilhante não muito agradável para quem está vendo.

undefined

Fotos com as luzes apagadas, entregam uma maior naturalidade à imagem. Sem cores saturadas, diferente da imagem acima, e sem o aspecto amarelado ao produto, pelo contrário, destaca sua cor real, entregando uma melhor experiência. 

4 - Composição e enquadramento

Para fotografia de autoprodução, mesmo utilizando um aparelho celular, a dica que não falha é: aposte no básico. Lembre-se que o produto é seu personagem principal, portanto, você deve escolher um bom ângulo, encaixar perfeitamente o produto no foco da câmera, e deixe-o roubar a cena.

A Composição consiste em organizar os elementos que iremos fotografar dentro do quadro da imagem. Para isso, usamos uma parte principal da composição que é a regra dos terços. Essa regra nos ajuda a dividir a imagem em nove partes iguais, contendo duas linhas horizontais e duas verticais imaginárias. Quando posicionamos o produto no ponto de interseção dessas linhas, conseguimos criar uma composição mais dinâmica do produto.

O foco de interesse é o seu produto, então ele deve estar na interseção das linhas que dividem o quadro em terços, que são distribuídos de cima para baixo da esquerda para a direita, conforme o exemplo da figura abaixo. Os quatro pontos azuis serão seu ponto de interseção e seu guia para o enquadramento do seu produto.

undefined

5 - Aposte nos detalhes

Cada produto apresenta características únicas que podem ser destacadas nas fotos, de uma maneira especial. Procure mostrar esses detalhes quando for tirar suas fotos e deixe que o cliente sinta o que receberá quando escolher o produto.

Use as ferramentas da câmera do seu celular como aliado. O foco ajuda a destacar pontos específicos e cria uma sensação de proximidade, é o elemento em destaque de sua fotografia. Se o elemento que desejamos destacar aparece borrado, significa que o foco não está bom. Outro aliado para manter os detalhes é a estabilidade da câmera. A forma como você segura o aparelho na hora de realizar uma fotografia ajuda no resultado final. Utilizar as duas mãos é o mais adequado, pois garante uma maior estabilidade quando for focar no produto e evita que a foto saia embaçada.

undefined

6 - Brinque com os ângulos

Para quem busca comprar um produto online, é importante que a diversidade de imagens seja a melhor possível. O ângulo da fotografia tem um papel crucial na captura de uma boa imagem. Se desejamos transmitir diferentes emoções, destacar detalhes e até mesmo contar uma história sobre o produto.

Faça fotos cobrindo todos os ângulos do produto. Às vezes, um pequeno ajuste na posição pode fazer uma diferença grande no resultado que espera no final. Ao capturar um retrato, você tem a liberdade de experimentar ser criativo. Faça fotos de cima para baixo, ou de baixo para cima e veja os resultados únicos. Não tenha medo de apostar, é essencial explorar e entender o que se encaixa melhor para seu produto. As imagens abaixo demonstram como podemos utilizar os ângulos ao nosso favor, de modo que possamos ver o produto em diferentes aspectos.

undefined
undefined