Todo mundo ama ganhar flores de presente, não é mesmo? As rosas são ainda mais especiais, pois cada cor de pétala carrega um significado diferente. Para que essas cores se mantenham vivas por mais tempo, aprender como cuidar de rosas é essencial!

undefined

Se você planeja dar rosas para alguém ou se acabou de receber esse lindo presente, continue a leitura. O blog da Flowwow preparou algumas dicas para que você possa cuidar delas da melhor maneira possível e prolongar a vida dessas belezas da natureza.

Criando raízes para a sua rosa

Quando recebemos rosas de presente, normalmente elas vêm em buquês, em uma linda apresentação. No entanto, muitas pessoas acreditam que aquele é o fim daquela planta, visto que ela está sem as raízes, impedindo-a de crescer.

Isso é um engano, pois é possível criar uma pequena plantação a partir de um galho, uma muda e até mesmo uma estaca de rosa. Inclusive, muitas pessoas conhecem esse processo, mas acabam encerrando-o precocemente quando percebem que a flor murchou.

Para enraizar as rosas já cortadas que você ganhou de presente, será preciso podá-las ainda mais. Entenda melhor com o passo a passo:

  1. corte um pedaço da base da rosa e a flor diagonalmente;
  2. encha um copo com água e coloque a flor no copo;
  3. deixe o copo em um ambiente iluminado, que pegue sol em apenas uma parte do dia;
  4. preencha a água do copo conforme a planta vá consumindo;
  5. espere de 10 a 15 dias até que as raízes da sua muda comecem a aparecer.

Depois desse período, suas rosas já estarão enraizadas e prontas para serem transferidas para um vaso ou um canteiro. É um processo bastante simples, que pode ser feito em qualquer espaço da sua casa. Prefira fazê-lo em um recipiente translúcido para que a raiz também receba luz.

Plantando as rosas

Agora que você já tem a sua muda, pode plantá-la onde preferir — o processo de como cuidar de rosas em vasos ou canteiros é bastante semelhante. Inclusive, você não precisa necessariamente de um vaso para fazer o plantio. Qualquer recipiente com furos no fundo pode receber a planta.

Plantação em vasos

Com a sua muda em mãos, deposite brita no fundo de um recipiente com furos e prepare uma mistura de terra adubada e areia (proporção 1:1). Depois disso, coloque a mistura no recipiente e afunde-a, deixando o substrato bem denso. Faça um furo no meio e coloque a muda, cobrindo o espaço extra logo em seguida.

Plantação em canteiro

Se você quer aprender como cuidar de roseiras grandes, provavelmente irá preferir plantar sua muda em um canteiro. Nesse caso, recomendamos ter mais de uma muda e desenvolvê-las de antemão em um recipiente prévio. Você pode plantá-la em um vaso, inicialmente, e depois transferi-la. 

Prepare o chão do seu canteiro com brita e um substrato bem adubado. Em seguida, coloque bastante areia e misture com fibra de coco. Faça perfurações profundas para que as duas mudas possam criar raízes fortes e, em seguida, plante-as. 

Cuidados com as rosas

Depois de plantá-las, é hora de aprender como cuidar de rosas. Uma boa notícia é que elas são resistentes e não morrem com qualquer tipo de obstáculo. Ainda assim, é preciso ter atenção especial para garantir que elas tenham a melhor vida possível e nunca deixem de florescer. 

undefined

Dessa forma, escolha um local que fique sempre à meia-luz e receba luz solar direta por, no máximo, seis horas por dia — de preferência bem de manhã ou ao final da tarde. Lembre-se de que as rosas não gostam de climas extremos e não irão aguentar temperaturas muito altas ou muito baixas. 

O adubo para rosas pode ser qualquer composto orgânico. Você pode criar uma mistura como essa em casa mesmo, desde que ela tenha os nutrientes necessários, que são nitrogênio, fósforo e potássio (NPK). Casca de ovo, casca de banana, esterco e borra de café são ingredientes comuns para adubos. 

Outro cuidado fundamental é no momento de regar as rosas. A irrigação deve acontecer diariamente enquanto a planta se desenvolve, perto do caule. Depois, ela pode ser feita de uma a duas vezes por semana, de acordo com a temperatura (quanto mais quente, mais regas). 

É preciso podar?

Uma dúvida muito comum ao descobrir como cuidar de rosas é quando podar a roseira. É preciso fazer a poda anual, para tirar flores e galhos mortos, antes da primavera. As podas de manutenção podem ser feitas esporadicamente, a fim de manter a planta saudável e bonita. 

Ofereça rosas a alguém especial com a Flowwow!

Se você quer presentear alguém especial com lindas flores, está no lugar certo. Aqui, na Flowwow, você consegue comprar lindos arranjos para entregar para pessoas que estão perto ou longe de você.

Agora, você poderá até mesmo ensiná-la a como cuidar de rosas para prolongar ainda mais o presente. Incrível, não é mesmo? Não deixe de aproveitar essa oportunidade e garantir um lindo sorriso de quem você ama!